domingo, 9 de março de 2014

Reflexões finais: valeu muito!!!

Acabei de dar uma olhada no mapa que mostra em que lugar do mundo estamos. Sobrevoando a África, acabamos de passar por uma cidade chamada Khartoum. Não faço idéia em que país fica essa cidade... A mesma tela me diz que ainda faltam mais de 10 horas de viagem. Saí de Delhi às 4:40am e fui até Doha, onde peguei esse voo para São Paulo. Vou aproveitar esse longo trajeto para tentar fazer um resumo das minhas impressões sobre a India, o CSC e outros temas que estão em minha cabeça nesse momento.

CSC:
Sempre achei esse programa incrível. Conseguiram desenhar algo onde todos saem ganhando. Os "clientes" onde ficamos alocados durante 1 mês recebem, gratuitamente, consultoria de profissionais das mais variadas áreas. Mesmo não sendo especialistas nas áreas de atuação das ONGs (como eu não sou em educação), os profissionais da IBM conseguem encontrar melhorias em diversos aspectos. Além disso, os funcionários dessas organizações ficam claramente motivados ao receberem pessoas de outros países e, ao mesmo tempo, de uma grande multinacional, em seu trabalho. Já para a IBM, o CSC é uma grande  ferramenta de desenvolvimento de futuros líderes globais. Os participantes são expostos à situações inesperadas todos os dias e precisam agir rapidamente para cumprir com os objetivos do projeto no prazo estipulado. Além do desenvolvimento dos funcionários, o CSC é uma ferramenta de marketing poderosa para a IBM. Para os participantes os ganhos são vários: desenvolvimento, crescimento pessoal, uma nova forma de ver o mundo e muita diversão! Estou muito orgulhoso de ter feito parte do CSC. Vou levar o que aprendi nesse período para o resto da minha vida.

India:
Um lugar imperdível. Para quem gosta de viajar, um lugar obrigatório. Vários países dentro de um mesmo país. Cada estado com sua cultura, seu idioma, seus costumes e suas crenças. Porém, apesar das diferenças, mais de 1 bilhão de indianos dividem diariamente uma vida difícil, com desafios básicos. Mesmo para um brasileiro como eu, a vida parecia muito complicada... Em cada volta que davamos pelas ruas, o caos, a miséria, a poluição e a sujeira davam um tapa em nossas caras, falavam por si. Ao mesmo tempo, a hospitalidade e a alegria que sentiamos ao nosso redor, eram imensas. A India é um lugar onde a intensidade dá o tom. Um visitante dificilmente sairá de lá sem ter sentido, pelo menos uma vez, amor e ódio pelo que está vendo e vivendo.

Comida:
Uma das partes mais difíceis da adaptação. Sinceramente, acredito que já estava no meu limite. Um dos momentos mais esperados por todos que estavamos nesse projeto era a primeira refeição na volta pra casa. Coisas simples como um bife, um arroz sem nenhum tipo de tempero estranho e um cardápio que possamos entender ganham status de Fasano, DOM e restaurantes estrelados no Guia Michellin. Isso não significa que eu não tenha gostado de muitas coisas da cozinha indiana. Aliás, tenho certeza que vou sentir falta e que vou procurar alguns restaurantes indianos em São Paulo num futuro próximo. Mas agora, aqui nesse avião, estou sentindo uma vontade louca de comida brasileira!!!

Transito:
Indescritível. A maior loucura que já vi na vida. 

Segurança:
Eu nenhum momento senti qualquer tipo de insegurança nessa viagem. Aquele receio de estar entrando em um beco estranho, ou de que alguém vai te assaltar assim que você bobear não existem na India. Ou pelo menos nas cidades que visitei. Temos MUITO para melhorar nesse aspecto no Brasil.

Pobreza e miséria:
Muito impactante e está por todo lado... No nosso mundinho de Vila Olímpia, Jardins e Moema não vamos encontrar nada que chegue perto. Nem Mesmo nas favelas do Rio e Niterói. 

Novos e velhos amigos:
Uma das sensações mais estranhas do CSC é conviver diariamente com outras 11 pessoas que você nunca viu na vida e, de uma hora pra outra, não encontrar mais nenhuma delas. Demos muita sorte nesse grupo. Tinhamos pessoas de todos os cantos do planeta, todas as idades e temperamentos. Mesmo assim, a harmonia foi constante e a sintonia entre todos foi 100%. Vou sentir muita falta desse pessoal.

Saudades:
Nada como um tempo fora, mesmo que curto, para valorizar ainda mais o que temos em casa. Nos últimos dias a saudade aumentou bastante e não via a hora de voltar.

Buzinas: 
De todos os tipos.. A gente morria de rir todos os dias. Sempre aperecia uma nova e eram super longas, verdadeiras sinfonias!

Movimentos laterais com a cabeça: 
Nos primeiros dias é muito difícil entender se os indianos estão concordando ou discordando de algo que você está falando. Eles fazem um movimento com a cabeça que simplesmente não existe em outros lugares do mundo e que parece algo negativo num primeiro momento. Várias conversas engraçadas aconteceram por causa desse gestual desconhecido, rs..

Fama: 
Tiramos muitas fotos com pessoas que não conheciamos. Na maioria das vezes, eles vinham de mansinho, no meio da rua, e pediam para tirar fotos com a gente. Outras vezes, viamos pessoas de longe tentando nos fotografar. Além disso, sempre que estavamos em um rickshaw e um carro parava ao lado, perguntavam, no meio do trânsito, de onde eramos.

"Estou satisfeito" não existe:
Os indianos, hospitaleiros que são, sempre irão te oferecer mais comida. Se você não quiser mais comer, levante e deixe o prato longe de você. Senão, você receberá mais comida em seu prato mesmo sem querer. 

Chai: 
Se você não gostra de Chai, terá uma vida difícil na India. Toda hora é hora, todo lugar é lugar.

Brasil: 
Todos conhecem, gostam e perguntam se vamos ganhar a copa.

Preços: 
É essencial pechinchar, especialmente em lugares turisticos. Eu sempre falava que queria pagar metade do preço. Eles recusavam e eu começava a ir embora. Eles sempre me chamavam de volta pra negociar. E mesmo assim, eu devia estar pagando "preço de inglês".

Água:
Só de garrafa, o dia inteiro, inclusive para escovar os dentes.

Taj Mahal: 
Não deixe de ir, mesmo que pareça longe. É um lugar mágico e você não se arrependerá.

Resumindo tudo: valeu muito!!! Amigos da IBM: não deixem de se inscrever na próxima rodada de classificação!!

Grande abraço, principalmente para aqueles que acompanharam tudo por aqui!!

O timaço do CSC + Jaspreet e Shruti da Pyxera
Presente dos alunos da BF

Presente dos alunos da BF

Nenhum comentário:

Postar um comentário