terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Wagah Border - De cara com o Paquistão!!



Como vocês sabem, as relações entre India e Paquistão estão longe de serem boas. Porém, mesmo sem querer, ambos os países transformaram um problema em um show. Todos os dias, desde 1947, existe uma cerimônia de fechamento da fronteira. Nessa cerimônia, soldados dos dois lados marcham e após seguidos movimentos bruscos, gritos e provocações veladas, baixam e retiram as bandeiras dos países dos seus portões de entrada. A cerimônia começou a atrair tanta gente que existem arquibancadas dos dois lados da fronteira para que as pessoas possam assistir e vibrar com toda a movimentação. É uma espécie de Sapucaí com uma fronteira entre países hostis no meio.

É tudo muito surreal. Como estrangeiros, podemos ficar numa “área vip” da arquibanca, bem perto do portão. O som é altíssimo, pois nenhum dos países quer ter a música mais baixa.  Antes da cerimônio, toca de tudo, inclusive músicas de Bollywood. Nesse momento, muitas mulheres da India descem para a “passarela” e começam a dançar (vejam video abaixo). Do lado do Paquistão, é possível ver muitas mulheres de burca super animadas com as músicas que estão rolando do outro lado. As torcidas ficam agitadas e começam a gritar sem parar... Quando os soldados entram em cena, a torcida delira e berra com cada movimento. É tanta coisa que não consigo explicar... acho melhor colocar esses vídeos abaixo para tentar dar uma idéia.

O primeiro video eu mesmo fiz, mostrando o pessoal dançando antes da cerimônia oficial. Já o segundo mostra a cerimônio em si. Peguei do Youtube para que vocês possam ver bem de perto.




"Torcida" do lado do Paquistão

Chegando na fronteira

A entrada me lembrou o maraca!

"Torcida" da India

Um comentário:

  1. Engraçado... os uniformes são tão parecidos (apesar das cores diferentes) e a coreografia é a mesma... Uma festa de ambos os lados.. o que será que os levam a se degladiar se são tão parecidos?... O mundo cruel..

    ResponderExcluir