terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Harmandir Sahib - Golden Temple - FANTÁSTICO!!!!



Dia de viagem, dia de madrugar! Acordei às 05:30, para ter tempo de conversar um pouco com a Ana pela internet (saudade aumentando cada hora que passa...). Às 06:30hs já estavamos todos prontos e esperando o Jaspreed chegar. Como a experiência com a estrada na viagem para Chandigarh foi traumática,  o time resolveu alugar um ônibus de verdade para essa viagem para Amritsar, afinal eram 3 horas de viagem de ida e o mesmo de volta. Nosso ônibus era bacana, espaçoso e chegou com uma equipe de 3 pessoas (até agora não entendemos porque...).

Nosso ônibus e o "board" de motoristas
Pegamos a estrada e fomos diretamente para Harmandir Sahib, lugar também conhecido como Golden Temple, que é o mais importante lugar de culto dos sikhs. Chegando em Amritsar, desembarcamos do ônibus e tivemos que pegar um carroça (isso mesmo...) para chegar até lá.

Os sikhs são facilmente identificados, pois estão sempre usando um turbante, das mais variadas cores. Por isso mesmo, ninguém pode entrar no Golden Temple sem estar com a cabeça coberta. Os ambulantes locais, que não são bobos, vendem uma espécie de bandana do Renato Gáucho bem barata e com qualidade compatível com o preço. Comprei a minha e passei o resto do dia com a linda bandana laranja!! Outro requisito para entrar no local é tirar meias e sapatos, que são cuidados por voluntários. Estava bem frio, cerca de 10 graus, e ainda era precisa passar por uma espécie de “banheira coletiva”para lavarmos os pés. O chão de mármore estava gelado demais... Mas tudo isso valeu para poder ver de perto esse lugar fantástico!!! Quando estava na fila para entrar na Gurdwara principal, com aquele lago de água limpíssima, carpas enormes, pessoas rezando e um visual indescritível,  pensei o quanto sou uma pessoa de sorte por poder conhecer esses lugares com saúde e feliz como estou hoje. Não vou ficar descrevendo o lugar aqui. Vou deixar as fotos e o video falarem e recomendo a visita. Vale a pena!!! 



Golden Temple

Eu, minha bandana do Renato Gaúcho e um menino que pediu pra tirar foto comigo

Muitas carpas pelo "lago"

Autoridade!!

Banho pra purificar, ehehe

Visual de tirar o folego

Na Gurdwara principal, além de ouro puro, as paredes são revestidas com esses mármores fantásticos

Galera depois do banho no "lago"

Mármore por toda parte. Gelado.

Demais!!

Mulherada tentando chegar em um lugar sagrado

Voluntários distribuindo água

Parte do time descansando

Isso sim é um turbante!! O resto é brincadeira..

Jaspreed com algumas folhas em um prato. Faz parte da tradição, mas confesso que não entendi, rs
Uma das nossas vantagens foi contar com um legítimo sikh como guia, o 1001 utilidades Jaspreed. Ele foi explicando tudos os significados, valores, ritos e símbolos do sikhismo. Tudo muito interessante e um modo muito bonito de encarar a vida. Mesmo contra a opinião de alguns de nós (incluindo eu!), o Jaspreed insistiu para irmos ao local onde refeições grátis são servidas e que faz parte do complexo do Golden Temple. Agora posso falar com certeza: ainda bem que ele insistiu... Foi uma das experiências mais doidas que já tive!!!! Quando entramos na fila, recebemos um conjunto de prato, colher e copo de aço e nos encaminharam para outra fila, onde esperamos a abertura do salão. Ocidental que sou, estava esperando um refeitório com muitas mesas. Nada disso.... Quando as portas abriram, no meio da confusão da entrada, vi que não havia nenhuma mesa, apenas longos carpetes onde deveríamos sentar. Com a confusão da entrada, nos perdemos do grupo e ficamos apenas eu, Rafal e Dmitro junto com vários locais. Viramos atração na hora!! Não deu nem tempo de sentar e veio o “garçom”, com um balde de comida e uma concha. Ele nem pergunta nada, apenas joga a comida no seu prato. Assim foram servidas todas as opções. Até agora não faço a menor idéia do que comemos!! Filmei a entrada do restaurante. Tirei algumas fotos com meus amigos locais também. Vejam abaixo!!



Meu prato! Que beleza!!!

Meus vizinhos na refeição

Eu e Dmitro.. foto tirada pelos nossos vizinhos da foto anterior

Olha a água!!

Eu, minha bandana e o vizinho que pediu pra tirar foto, ehehe

Depois da refeição, saímos do Golden Temple, pegamos nossos sapatos, embarcamos em alguns rickshaws e fomos embora. Ainda iríamos para a fronteira com o Paquistão.

Vendedores na saída do Golden Temple

Um comentário:

  1. Nossa, Bê! Que aventura.. Eu não tenho coragem de ir para esses lugares sozinha, mas com um grupo e uma pessoa local ciceroneando, eu iria, com certeza. Que experiência! Aproveite muito... Nâo há melhores formas de abrir nossos horizontes internos do que conhecendo lugares e culturas diferentes... Com certeza, você irá voltar um homem diferente... Aproveite... e continue o blog que está sensacional.

    ResponderExcluir