segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Resumo da primeira semana de trabalho



Fechamos a semana passada viajando bastante pelo interior da India. Na quinta-feira, fomos visitar um outro escritório da BF, que é chamado de Ludhiana East, porém fica numa cidade chamada Khanna. A viagem até lá dura cerca de 1 hora e a estrada é boa. O fog intenso da manhã deixa tudo com um certo ar de mistério. Só era possível ver o vulto das pessoas e carros ao nosso redor.

Estrada para Khanna

Ainda em Ludhiana, quando estávamos passando por um viaduto, fomos supreendidos por um elefante vindo na direção oposta, rs.. Infelizmente não consegui tirar uma foto, pois estávamos em alta velocidade, mas aquela cena não deve sair da minha cabeça tão cedo! Impressionante como as coisas são diferentes por aqui.

Enfim... chegando em Khanna, fomos recebidos por um dos treinadores da BF, chamado Pankaj e pelo coordenador do Distrito de Ludhiana East, chamado Ranjodh. As instalações do escritório são simples, porém práticas. A principal atividade do dia era observar um treinamento fornecido aos professores da BF, abordando principalmente o seu sistema de ensino. Ficamos impressionados com a qualidade do treinamento e do treinador. Além disso, os professores que estavam sendo treinados participavam ativamente, com muita vontade de aprender. Todo o treinamento foi feito em inglês e hindi (ao mesmo tempo), mas foi possível acompanhar tudo.

Almoçamos no próprio escritório e fizemos uma longa entrevista com o Ranjodh. Ele foi bastante atencioso e nos passou muitas informações interessantes sobre a BF e o distrito de Ludhiana East, pelo qual é responsável. Nessa conversa, vimos que muitas das idéias iniciais que tinhamos já estão sendo implementadas pela BF. Agora precisamos entender elas estão funcionando na prática.

 
Vista externa do escritório (Ludhiana East)

Uma parte do almoço. Bem saboroso, mas acho que o prato mais apimentado até aqui. Hospitalidade de sempre!!
Eu, Ale e Rafal com os novos professores da BF

Eu com os novos professores. Não sei porque abaixei, mas tudo bem...

Pankaj dando o treinamento

Khanna

Na sexta-feira, voltamos para o Distrito de Ludhiana East e pegamos a estrada para conhecer duas escolas da BF. A primeira que fomos era em Khanpur e outra em Balliyewal. Elas ficavam bem longe do escritório (cerca de 1:30 horas), mas a distâcia entre elas era pequena. Uma das características das escolas da BF é que elas ficam em áreas rurais da India. Ambas ficavam em pequenas vilas, no meio de plantações de arroz e soja. O silêncio era fantástico. Nenhuma buzina, nenhum carro, nada... podiamos ouvir apenas algumas orações vindas de um alto-falante, pois a comunidade estava comemorando um feriado religioso. Passar por esses vilarejos foi uma experiência fantástica. Nunca me imaginei em lugares tão remotos, ainda mais na India!!

 
Escola de Khanpur


Plantações ao redor da escola

Mais plantações ao redor da escola

Todas as escola da BF tem essa mesma estrutura

Nas escolas fomos recebidos com muito carinho por todos os professores e alunos. Mais uma vez, ficamos muito impressionados com a qualidade do serviço oferecido pela BF. O contraste entre as casas humildes e antigas dos vilarejos, e as escolas com desenho moderno eram gritantes. Ficou claro que, caso a BF não estivesse presente nessas vilas, essas crianças não estariam estudando em lugar algum.

Alunos da escola

Aparelhos fornecidos pela IBM

Eles utilizam as paredes para escrever, achei bem legal

Ale com uma professora da BF

Mais alunos

Mais alunas

Lanchinho da manhã, com chai, biscoitos e legumes fritos!!

Equipe de professor de Khanpur

Os mais novos!

Trabalho dos alunos

Time IBM com uma professora e Randojh

Equipe de professores de Balliyewal
 Na visita, pudemos observar um pouco do modo de ensino da BF e como as crianças são tratadas. Um ponto interessante é que todas as escolas da BF, em todos os estados da India, tem o mesmo desenho. Para quem mora no Rio de Janeiro, é fácil lembrar dos famosos CIEPs. As escolas da BF são, porém, muito menores. Cada uma delas conta com cerca de 150 alunos, divididos em todas as séries.

Após rodarmos bastante e conversarmos com professores e funcionários, nos despedimos e pegamos a estrada novamente. Um dos funcionários da BF, chamado Hardeep, nos acompanhou na volta. Paramos numa Dhaba para comer algo na estrada e voltamos para hotel. Depois falarei mais sobre a Dhaba e comidas em geral, é tudo MUITO diferente...

Foi um dia de muita observação e aprendizado. Passar pelas vilas e ver o quanto essas escolas podem fazer pelas crianças dá um significado muito maior para o nosso projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário