terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Começando o final de semana! Jantar na casa do Jaspreed.



O final de semana foi super movimentado e, como não podia deixar de ser, surpreendente.

Começamos com um jantar na sexta-feira, na casa do nosso consultor local Jaspreed. Ele é jovem, super gente boa e, muitas vezes, parece um brasileiro. Sempre sorrindo, falante e preocupado em nos deixar a vontade e explicar sua cultura. A idéia do jantar era conhecer uma casa tradicional de Punjab, que é o estado onde estamos. A diversidade entre os estados da India é enorme, com muitas diferenças importantes, entre elas religião e idioma. Vou tentar fazer um post sobre isso mais tarde.

Não é fácil se movimentar na India. Qualquer deslocamento que não possa ser feito andando,  demanda tempo e esforço.  Ainda mais em grandes grupos como o nosso (12 pessoas). O primeiro passo é parar rickshaws na rua. Quando chegamos aqui, andavamos com no máximo 3 pessoas por rickshaws. Hoje já andamos em 7. Tenho certeza que chegaremos no final do projeto andando com até 10!!! Enfim,  conseguimos parar dois rickshaws e tentamos explicar onde era a casa do Jaspreed. É aí que os problemas começam... Não consigo entender porque, mas os motoristas tem uma dificuldade enorme em descobrir onde queremos ir. E o problema não é a lingua, pois muitas vezes ligamos para o próprio Jaspreed explicar aos motoristas onde queremos ir. Aliás, foi exatamente isso que fizemos dessa vez. Ele explicou tudo mas, como sempre, o motorista precisou parar duas vezes para pedir informações extras no caminho. Mas no final deu tudo certo e chegamos no nosso destino!!

Fomos recebidos com muito carinho e atenção pelo Jaspreed e seus pais. Levamos alguns presentes para eles (eu levei paçoca!!) e conversamos bastante. Fizemos um tour pela casa, que era muito bonita, bem cuidada e enorme (eram 3 andares e tudos os aposentos eram bem grandes).  Assim como no Brasil, obviamente esse não é o padrão das residências da India. De qualquer forma, foi um mergulho na cultura indiana e de Punjab.

O jantar foi muito bom!! A mãe do Jaspreed é ótima cozinheira e preparou um pouco de tudo. Na foto abaixo vocês podem ver o prato e o “tutorial” sobre o que é o que!!!

Tutorial do jantar

Muitas opções!

 Depois do jantar, ficamos conversando bastante e cada se apresentou para os pais do Jaspreed, contando um pouco da nossa história. Além disso cada um cantou o seu hino nacional... ficou comprovado que o brasileiro é enormee!!!Quando falei que havia cantado apenas a primeira parte, ninguém acreditou, rs...

Enfim, tivemos uma noite muito agradável e foi ótimo ter uma sensação de “estar em casa” após tantos dias de hotel.

Resenha

Resenha

Com os anfitriões. Pessoal muito gente boa!

Pai do Jaspreed falando sobre o jantar

Um comentário:

  1. Legal quando a gente consegue um guia tão interessante e interessado... Quando eu fui a Bulgária, o meu guia (que acabou sendo particular meu e do Eduardo) me levava a provar de tudo... de bolinhos feitos em padarias de mais de 100 anos a salame de carne de cavalo.. E o bom foi que, apesar da desconfiança inicial, eram bem saborosos... Comprar cerejas em baldes no meio da estrada e tirar fotos de ninhos de cegonhas com filhotes em cima das chaminés das casas.. Experiências fantásticas proporcionadas por um guia muito especial.. Aproveite bem o seu...

    ResponderExcluir