Após um intenso final de semana, voltamos para o trabalho em nosso
projeto. Ontem fomos novamente ao escritório central da BF em Ludhiana e
tivemos o prazer de conhecer a sua vice-presidente, Mamta Saikia. Ela
estava visitando o escritório e fez questão de conversar com o nosso
time. Sempre fico impressionado quando encontro pessoas completamente
apaixonadas pelo seu trabalho. A capacidade que elas
tem de contagiar os outros com seu entusiasmo é notável. A Mamta é uma
dessas pessoas. Dava pra ver em seus olhos que o
desenvolvimento dos alunos da Bharti é sua missão. Ficamos realmente energizados com a conversa. Durante
mais de uma hora, ela nos explicou em detalhes o funcionamento da BF e
quais são suas principais iniciativas hoje. Entre essas iniciativas está
o nosso projeto.
Sua maior dificuldade é medir o quanto o treinamento dos professores da
BF está sendo efetivo. Ou seja, como ela pode saber se está investindo
corretamente em seus treinamentos? Os professores estão melhorando sua
performance com base nesses treinamentos? Ela deve investir mais? Menos?
Essas são questões essenciais, principalmente quando estamos falando de
uma organização onde o controle de custos é fator chave de sucesso. E é
nesse tema que vamos trabalhar até o final do nosso assignment. A reunião com a Mamta foi muito importante para todos nós. Uma verdadeira líder em ação!!
|
Bharat, Mamta, Eu, Ale, e Rafal |
Hoje fomos acompanhar um treinamento específico de matemática, no
escritório do distrito de Ludhiana West. Cerca de 20 professores estavam
presentes e participaram de diversas atividades durante todo o dia.
Ficou claro o quanto a BF está preocupada com a forma de ensino dos seus
professores. Todas as atividades buscam deixa-los mais à vontade com o
famoso "activity based learning". Esse é o modo de ensino promovido
pela BF. Um dos nossos desafios é entender por que os professores voltam
ao método tradicional de ensino, mesmo após os treinamentos.
Mais uma vez, contamos com um ótimo treinador da BF. Estou convencido de
que o problema não é o treinamento em si, mas sim o tipo de "controle"
que é feito com esses professores treinados. Como garantir que eles não
voltem para o método tradicional de ensino? Muitas perguntas... Agora
precisamos trabalhar para encontrar essas respostas.
|
Chegada no Distrito de Ludhiana West |
|
Essa é a vista do escritório de Ludhiana West da BF. Um milagre: nenhuma buzina por lá |
|
Pode não parecer, mas esse é um treinamento de matemática |
Oi Bernardo, estou super entusiasmada com esse projeto e acompanhar uma realidade tão diversa da nossa torna o desafio ainda maior, e a conquista mais prazerosa.
ResponderExcluirEu mesma estou começando a me envolver com essas novas metodologias de treinamento educacional e as TIC e me apaixonando pelo assunto! !
Vou continuar por aqui me empolgando a cada novo post e torcendo pela sua equipe e ainda mais pelos projetos :D
Que legal saber que você está acompanhando, Michele! Vou continuar postando! Bjs
ResponderExcluir